Jardins
Os Jardins Ecológicos, denominados Fragmentos de Infraestruturas Verdes trazem consigo uma diversidade de temas e funções, dividindo-se em duas grandes paisagens, as florestais e as não-florestais.
A grande característica deles é o cuidado com os recursos naturais (água e solo) e o uso de vegetação nativa, o que traz baixa manutenção e menor custo.
Por se usar plantas específicas, esses jardins são importantes para manutenção da fauna e da biodiversidade local, criando-se assim Trampolins Ecológicos (conexões) entre os jardins e outras áreas verdes, garantindo assim o fluxo gênico ambiental.
Os Jardins Ecológicos resgatam o nativo para uma reconexão do ser humano com o natural e, trazem consigo informações científicas e capacidade para redução de impactos ambientais.
Como montar seu jardim
Escolha o estilo de Jardim
Depois o tipo de plantas
Por último os complementos
Estilos de Jardins
Tipos de plantas
Comestíveis convencionais ou não convencionais incluindo árvores frutíferas
Saúde e bem estar
Importantes para a saúde animal
Atrativas de polinizadores Aves, abelhas sem ferrão e borboletas
Poleiros Ecológicos para dispersão de frutíferas nativas
Descontaminantes de solo, água e ar
Complementos
Placas dando descrição dos sistemas implantados, identificando plantas, entre outras curiosidades. Modelos roots e modelos modernos.
Tanques de Evapotranspiração para tratamento de águas cinzas ( toda a água da casa menos a descarga)

Jardins Florestais
Esses jardins proporcionam um ambiente mais úmido com ampla diversidade de plantas, contemplando paisagens da Mata Atlântica. Os Jardins Florestais tem como função aumentar a umidade do ar através da evapotranspiração, servem de abrigo e alimentação para a fauna, protegem os solos e as águas e são ótimos para meditação e relaxamento.

Jardins Não Florestais
Aqui estão representadas as savanas com clima mais árido e vegetação mais baixa como capins, arbustos, flores, aromáticas e cactaceas. Resgatando uma das savanas brasileiras, os Jardins Não Florestais trazem consigo a beleza do Cerrado. Hotspots brasileiros, possuem a maior biodiversidade entre todas as savanas mundiais, com uma concentração grande de espécies que só ocorrem ali e em alto grau de ameaça. Como principal função, o cerrado abastece os aquíferos através das raízes de suas plantas que são extremamente profundas.